Aspectos Culturais do México


ASSISTA À AULA





1. Curiosidades sobre o México


· A cultura mexicana é o resultado da mistura entre as tradições indígenas e a cultura espanhola imposta pela colonização.

· Existem 52 diferentes tribos nativas, herdeiras das nações pré-hispânicas dizimadas pela conquista européia. Estas tribos são dotadas de sua própria língua, mitologia e tradições.

· Destaca-se a gastronomia, considerada pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, reflexo da história pré e pós-colonial dessa nação.


Figura 1: Mapa do México


Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/plano-de-fundo-do-mapa-do-mexico_1622361.htm Acesso em: 05 mar. 2022


2. Significado das cores da bandeira mexicana

· Inicialmente, o verde simbolizava a independência do México; o branco, a fé católica; e o vermelho, a união entre a Europa e a América.

· Após a separação entre a Igreja e o Estado, no séc. XIX, a simbologia foi alterada. O verde tornou-se símbolo da esperança; o branco, da unidade do povo mexicano; e o vermelho, do sangue daqueles que lutaram pela independência


3. Gastronomia mexicana

· Milho, feijão e malagueta contrasta com outros elementos de raízes européias.

· Uma das gastronomias com mais personalidade do mundo, herdeira das tradições aborígines nas quais tortilla de milho, feijão, chili, guacamole, tamale, pozole e torradas, além de molhos, são os protagonistas.


Figura 2: Comidas típicas da cultura mexicana


Disponível em: https://blog.getninjas.com.br/10-comidas-tipicas-da-culinaria-mexicana Acesso em: 05 mar. 2022


3. O dia dos mortos

· Festa realizada entre 1 e 2 de novembro, data em que, segundo a tradição local, os mortos podem visitar suas famílias vivas.

· Esta festa é celebrada com danças, desfiles, comidas típicas (pan de muertos, caveiras) e decorações alusivas à morte (catrinas)


Figura 3: Día de los muertos en México


Disponível em: https://www.centralhoteles.com/es/el-dia-de-muertos-en-mexico/Acesso em 05 mar. 2022


4. Os mariachis

· Tradicionalmente vestidos com uma fantasia de “charro” (cavaleiro), que geralmente acompanham celebrações como o Dia das Mães. Também atuam nas celebrações da Virgem de Guadalupe, festivais familiares ou serenatas.

· A Plaza Garibaldi, na Cidade do México, é onde os Mariachis estão sempre disponíveis para contratação imediata.


Figura 4: Los mariachis


Disponível em https://g-switch.org/pt/m%C3%A9xico/mexican-mariachi-music-1588856/ Acesso em 05 mar. 2022


5. Virgem de Guadalupe

· A padroeira católica do México é a virgem que supostamente apareceu 4 vezes ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin no ano de 1531.

· O dia dessa virgem, conhecida como Nossa Senhora de Guadalupe, também conhecida como Rainha do México e Imperatriz da América, é 12 de dezembro. Trata-se de um dos cultos mais importantes nesta nação americana.


Figura 5: Virgem de Guadalupe





AGORA VAMOS PRATICAR!?




Questão (ENEM 2011.2)


El día de los muertos en México (2 de noviembre)


Este día se celebra la máxima festividad de los muertos en México. La celebración está llena de muchas costumbres. A las personas les gusta ir y llevar flores a las tumbas de sus muertos, pero, para otras representa todo un rito que comienza en la madrugada cuando muchas familias hacen altares de muertos sobre las lápidas de sus difuntos familiares. Estos altares tienen un gran significado ya que con ellos se cree que se ayuda a sus muertos a llevar un buen camino durante la muerte. Esta creencia es una mezcla de las tradiciones religiosas precolombinas y la católica. Otros altares más complejos, según la tradición, deben de constar de 7 niveles o escalones que representan los niveles que tiene que pasar el alma de un muerto para poder descansar. Estos altares se realizan generalmente en lugares con gran espacio.


Disponível em: http://www.sanmiguelguide.com. Acesso em: 22 maio 2009 (adaptado).


Como no Brasil, o México também homenageia seus mortos no dia 2 de novembro, mas cada lugar tem suas próprias características. Baseando-se no texto, a origem dessa celebração no México deve-se


A) à mistura entre a tradição cristã e as religiões que existiam antes no país.

B) à festa que ajuda os mortos a irem por um bom caminho no além.

C) às cerimônias que são celebradas dentro das casas das famílias.

D) aos altares que têm a função de enfeitar os cenários da festa.

E) à família mexicana, que gosta de levar flores aos cemitérios.







Gabarito: A



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo